少林 (Siu Lam ou Shaolin do Sul)

五梅 (Ng Mui)

嚴 詠春 (Yin Wing Chun)

梁博儔 (Leung Bok Chao)

梁蘭桂

(Leung Iam Kway)

Nota: Há registros da linhagem Fat Chêong ter vindo de um ramo deste mestre

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黃華寶 (Wong Wah Pow) 梁二娣 ( Leung Yi Tai)

梁贊 (Leung Jan)

梁春 (Leung Chun) 梁壁 (Leung Bik) 陳華順 (Cham Wah Sun) 木人華 (Wha Muk Yan Wah)

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葉問 (Yip Man)

王德 (Wong Tak) ———-(e muitos outros alunos)

(Wong Tak intercambiou o sistema Yip Man com mestre Wong em troca de Chi Kung e Fukien Wing Chun)

陳春 (Chen Chung) -Fukien Wing Chun 福建詠春 ==> 王 嫩昌 (Wong Chun Nin)

(Mestre Tak An veio do ramo Fukien Wing Chun)

Peterson Menezes ( 王平天 ´´Wong Peng Tien”)

  

  Muitos nomes foram omitidos propositalmente, pela extensão (imaginem 400 anos de nomes relacionados com esta arte…)e falta de transliteração para língua ocidental. Há a lenda da monja Ng Mui e da Yin Wing Chun , de acordo com algumas tradições essas pessoas foram códigos para omitir o verdadeira significado, pois este era algo secreto,Ng Mui ( 五 i 梅 monja que supostamente ensinou a Yin Wing chun) faz referência a Ng Jô 五祖 (5 ancestrais ou monges principais do templo..ou ainda simplesmente os 5 animais ou estilos atribuídos a estes, de shao lin) por causa da revoluçao anti dinastia Quing(ching) o Wing Chun foi um segredo militar, de rápido aprendizado, para combater esta dinastia, como Shaolin o sul foi destruido (de onde veio este conhecimento) esta técnica passou para sociedade secreta e para os juncos (barcos que cruzavam a china, com a ópera chinesa, na verdade centros móveis revolucionarios),portanto nesta linhagem os primeiros ítens.(shaolin. Ng Mui e Yin Wing Chun ,outro exemplo:

嚴詠春 Yin Wing Chun, sendo que a letra 嚴 yin significa estrito, discreto, Wing Chun poderia ser interpretado como falar secretamente sobre a volta da dinastia Ming. Sendo que Wing é composto de 永Weng=sempre e 言Yin de falar e Chun de 日Yat Sol, sendo dinastia Ming composto de sol e lua juntos 明! e o caractere superior que significa planta germinando portanto, volta reconstrução! Da dinastia 明Ming no caso se referem a: o templo Shaolin do Sul, e seu conhecimento, Ng Mui, a moja da lenda, mas talvez o conhecimento de 5 estilos (ou 5 monges que escaparam?) e Yin Wing Chun (a moça que aprendeu com a monja) a um segredo militar de esperança de renovação da primevera ou bons tempos da dinastia ming,… mas em essência, o conhecimento veio de Shao lin do sul.

Yong Chun é só o nome em mandarim (oficial) em cantones é 永春 , notem que o 永 . nao tem a comum parte na sua direita 言 , porém se lê praticamente igual, diz a lenda que fora colocado esta a wing se tornando em vez de perpetuo…recitar.. e chun.. tem como base 日 =sol, fazendo referência a dinastia ming 明 notem que o ming é composto de 日 + 月 {sol + lua} significando brilho.. no caso dinastia ming. que é o que queriam a volta. então quando os ching 清 ou manchus entenderam que o weng chun 永春 eram revolucionários.. e isso era um código significando 永 eterna 春 primavera ou. lembram? sol como base. aludindo a ming de dinastia ming.. os ching começaram a caçá-los, então depois do junco a forma que wing chun foi treinar e sua historia foi mudada. já que a companhia da ópera era teatro, contando historias marciais etc.. portanto eles tinha “permissão” para praticar artes marciais para performances, então a forma do Wing Chun fora mudada parecendo algo “bobo’ e sem aplicação marcial, ou um Chi kung apenas, e se um ching perguntasse eles diriam “Ah isso não é weng chun revolucionário” isso foi uma monja (mulher) que ensinou uma moça chamada Wing Chun (recital a primavera) que queria se defender de desordeiro. ou seja ..essa historia fora inventada para os ching não darem atenção a uma arte marcial criada por uma mulher, já que achina é uma sociedade patriarcal. ninguém acreditaria que algo criado por uma mulher poderia derrubar um império (nada contra mulheres ao contrario, grandes guerras certamente tinham mentes femininas por trás). a tradição passou, virou “telefone sem fio” pois não contavam de início aos praticantes que estavam praticando algo de caráter revolucionário, pois se fosse um ching disfarçado de han (chinês) toda operação era desmantelada e todos eram mortos. Nem sempre quem sabia a historia passava para frende dado o medo de represaria dos ching, em muitas linhas de wing chun assim como tong long e outros estilos sulistas, essa historia da monja e moça prevaleceu para esconder o verdadeiro significado, e uma mentira contada muitas vezes se tornar uma verdade (ditado chinês). Porém como citei, não são todas linhas hoje de wing chun (sim nao há somente yip man wing chun , há muitíssimas outras, e a meu ver até mais integras em conhecimento ainda!) contam essa historia da revolução anti ching, que é fato, pois houve mesmo sociedades secretas para destronar os ching. Isso é fruto de anos de estudo e pesquisa, não só minha mas de historiadores, sem partido dessa ou aquela linhagem, como não há muito material em português, os leigos acreditam no pouco que leem ou que escutam de quem recebeu de quem não era um pesquisador mas somente um praticante que recebeu sem questionar a tradição. Essa é a conclusão que cheguei, me parece coerente, as datas não mentem, shao lin do sul fora destruido a 4 séculos e a linhagem da historia da monja e Yin Wing Chun só tem 250 anos no máximo. A era dos juncos começou tabém a cerca de 200 anos…portando não da tempo de uma monja imaginária (não tinham mulheres em shao lin. nao naquela época, esse é outro detalhe!) ensinar uma moça, que ensinaria o marido. Os sobrinhos… que um iria pro junco, matemática. Os fatos não mentem.

Pela linhagem que consta em Yip Man e por outro ramo de Fat San e Gwang Zhong de estilos do sul de origem Shaolin certamente, como Hung Kune (Hung Gar) e estilo Chu Tong Long , mestre Wong aprendeu, após o contato com Yip Man. em Gwang Zhong com um mestre de Fujian Wing Chun, em Hong Kong , Mestre Wong fez aula com Yip Man em grupo, e depois de alguns anos um ex aluno de Yip man de mesmo sobre nome (Wong) procurou mestre wong para trocar informações sobre hei gong (Chi kung) e Fukien Wing Chun. Portanto a linhagem Fat Chêong é um mixto das formas Yip Man, conceitos do Wing Chun de Gwang Zhow (mestre Tak An) e Fukien Wing Chun.

Wing Chun Fat Chêong, que seguiu um uma proposta diferente! É natural na China haver fusão de linhagens, assim como expressão de insigth pessoal, refletindo nas formas e atributos de cada sistema, na verdade Não Há padrão! é justamente isso que torna as diversas vertentes de cada estilo de Wing Chun única! com conceitos advindos de Shaolin e do Budismo filosófico Cham ainda vivos, cultura, chinês e termos do sistema, como citado acima 梁桂 Leung Kway, é citado como criador desta linhagem em livros de Genealogia, sendo um ramo distinto, anterior a Yip Man, Mestre Wong Chun Nin, Aprendeu dos nomes citados acima, sendo síntese destas escolas.

 

Leung Lan Kwai

Diz-se que Leung Lan Kwai (Liang Langui), em algumas histórias, era um estudioso rico de Guangzhou e, no outro, um osteopata da região de Foshan ou Zhaoqing. Leung Lan Kwai é mencionada em várias Tradições Wing Chun, notavelmente Yip Man , mas completamente ausente de outros ramos do Wing Chun Kuen, como Yuen Kay Shan , Yiu Choi , Cheung Bo , Família Cho e Kulo Village Fung Gar. Não se sabe muito sobre ele, além do que está relacionado no relato escrito de Yip Man, que foi publicado em New Martial Hero ? Diz-se, na tradição de Yips, que Leung Lok Lau, o marido de Yim Wing Chun e estudante de Yim Yeeensinou Leung Lan Kwai e, do que foi Leung Lan Kwai, que trouxe Wing Chun Kuen para os Red Boats, como ator ou amigo de vários atores. Lan Kwai é raramente mencionado, tornando difícil autenticar sua existência, além de fábulas e mitos.

 

Em variações da história, Leung Lan Kwai era um ator do Red Junk e estudante de Wong Wah Bo Weng Chun Kuen que trocou com Leung Bok Lao pelo conhecimento do sistema Wing Chun Kuen e mais tarde apresentou Leung Bok Lao para seus colegas artistas.

 

Ainda em outro relato interessante, transmitido por Wong Lo Joh, de Tung Goon, havia lendas locais de um mestre de kung fu, chamado Lan Kwai, que freqüentara a área. Tung Goon fica perto de Shum Chun, de Canton. Acreditava-se que Leung Bok Lao e Leung Lan Kwai eram parentes próximos. Leung Lan Kwai era de Foshan. Quando ele aprendeu o Sistema Wing Chun de Leung Bok Lao, o sistema não foi realmente nomeado naquele momento. Dizem que Leung Lan Kwai passou os métodos do Wing Chun para Wong Wah Bo. Em um relato verídico ele era um colega de classe de Wong Wah Bo, como ambos aprenderam com Leung Bok Lao.

 

Parecia que em algum momento Lan Kwai se retirou, para a área de Tung Goon, localizada entre Kowloon e Kwangtung, aos 60 anos. Na cidade de Tung Goon, havia uma pessoa chamada Wong Lo Joh. Wong era de uma família rica que lidava com venda de mercadorias como bambu, timbre, vinho etc. A loja da família Wong ficava em Hau Kai (rua Hau), localizada no centro de Tung Goon. Wong Lo Joh sucedeu a buisiness de seu pai, em uma idade muito jovem. Ele também amava Kung Fu e praticou desde que era muito jovem.

 

Um dia, Wong foi fazer algum comércio de timbre. Estava muito frio e o céu nublado sugeria chuva. Wong se apressou, mas foi pego pela chuva. Enquanto ele empurrava, uma carruagem veio correndo na esquina, derrubando um homem mais velho no chão.

 

Wong imediatamente foi e ajudou o homem mais velho. Ajudando-o, ofereceu-se para levá-lo à delegacia e ser testemunha do que ocorrera. O homem mais velho recusou. Wong pensando que o homem estava em choque tentou “ajudar” o homem mais velho junto à delegacia. Mas Wong descobriu que, mesmo com seus anos de treinamento em kung fu, ele não conseguia mover o velho cavalheiro doente, que acabava de ser atingido por uma carruagem puxada por cavalos. Wong convenceu o homem mais velho a ir para casa com ele, para que ele pudesse receber tratamento médico. .

 

Depois que o médico foi embora, o homem mais velho disse a Wong para chamá-lo de Lan Kwai. Ele não revelou muito, mas compartilhou com o jovem Wong, que ele pertencia a um grupo revolucionário que tinha planos de derrubar o governo Ching, e foi por isso que ele evitou ir à delegacia. Lan Kwai não contou ao jovem o nome de seu estilo de arte marcial. mas disse-lhe que estava relacionado com a seita budista.

 

Wong permitiu que Lan Kwai permanecesse em sua casa de família, por vários meses, curando suas feridas. A certa altura, Lan Kwai queria retribuir a bondade de Wong. E assim ensinou-lhe um pouco de kung fu. O método que ele ensinou foi chamado Fat Jeung ? ou palmeiras budistas. Wong também soube que Lan Kwai havia sofrido uma tragédia muito ruim na vida e estava considerando se retirar para um monastério.

 

Wong permitiu que Lan Kwai permanecesse em sua casa por anos. Em um determinado momento, ex-colegas de classe de Wong, de seu ex-instrutor de Kung Fu, se perguntaram por que Wong havia abandonado seus estudos em sua escola. Tendo ouvido rumores de Wong ter começado a aprender um estilo diferente, os ex-colegas apareceram para desafiar Lan Kwai para uma luta.

 

Lan Kwai decidiu ter misericórdia deles como eram antigos colegas de Wongs. Lan Kwai escolheu o maior entre eles e o derrotou profundamente. Ele que anunciou em voz alta que não queria conti-los lutando ou resultaria em tragédia. Em vez disso, ele executaria uma façanha de força e, se alguém mais pudesse executá-lo, ele arrumaria as malas e deixaria Tung Goon.

 

Lan Kwai teve seu corpo inteiro envolvido em seda. Lan Kwai parecia uma múmia. Kan Kwai respirou fundo e, com seu poder de Chi Kung, separou a seda. Seus adversários o aplaudiram e saíram sabendo que nunca poderiam esperar combinar habilidade com um tão desenvolvido quanto Lan Kwai.

 

Em outra ocasião, Lan Kwai foi desafiada por um valentão local que sabia que Lan Kwai era especialista em Kung Fu. O desafiante era um lutador experiente e desde que derrotou e feriu muitos especialistas em kung fu, estava confiante de que Lan Kwai cairia como os outros.

 

No momento da luta, Lan Kwai tirou o Yee Jee Yeung Dit Ming Dao ? . O Challenger vendo as pequenas armas riu e sugeriu que ele pegasse algo mais pesado. Quando o adversário disparou com um movimento direto, Lan Kwai, em um movimento, desarmou seu adversário, fazendo um pequeno corte, em um movimento, através das mãos do adversário, que estavam segurando seu poste. Felizmente Lan Kwai não queria prejudicar o homem, e assim só lhe ensinou uma lição.

 

Outra história sobre Lan Kwai e seu método Knife foi passada em Foshan. Foi dito em Foshan que havia um mestre de kung fu com o nome de Yuen Shu. Seu estilo preferido era Hung Gar e Ng Dim Mui Fa Gwun Fat ou 5 Point Plum Blossom Pole Method. Yuen Shu durante suas viagens, ficou durante a noite em um templo. Lá, um velho monge curioso, vendo o Pólo de Yuen Shu, pediu para ter um concurso de Habilidade.

 

Yuen Shu pulou na oportunidade de experimentar seus métodos. Mas para consternação de Yuen, não importava o que ele fizesse, ele não poderia ser o melhor monge. E os monges preferiam armas? Duas pequenas espadas curtas. A lenda é que Lan Kwai finalmente se aposentou do “mundo problemático” e se tornou um monge.

 

Até hoje, os descendentes de Wong Lo Joh ainda mantêm suas histórias e tradições. Wong Lun Gui, parente de Lo Joh, administra uma clínica de Osteopatia Herbal

 

Fontes:

 

Tradições orais e escritas da Família Yip Man

Tradições orais e escritas de Wong Lun Gui

Leungs Publishing

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